sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Provence - Joie de Vivre!



O que é a Provence? Oficialmente, não há departamento francês ou região administrativa com esse nome. No entanto, quando você ouve a palavra Provence, você pensa em arbustos, azeitonas, vinícolas e lavanda; em um ritmo de vida mais lento, um almoço sob a sombra de uma formosa oliveira, um creme de café na calçada ou uma longa caminhada por uma floresta de carvalhos e castanheiras. Nossa sugestão de viagem leva você ao sul da França para uma magnífica experiência em Provence começando por Nice no Cote d’Azul e terminando em Avignon, antiga cidade dos papas, passando pelos charmosos vilarejos: St. Paul Vence, Grasse, Aix-en-Provence, Roussillion, Gordes, Saint Remy de Provence, Orange, Châteauneuf-du-Pape, Pont Du Gard, Uzes, Nimes e Arles. Segue um pequeno descritivo desses lugares românticos:

Nice
Nice é antiga. Os romanos podem ter começado o turismo com seus banhos em Cimiez. Apesar da modernização, a cidade mantém sua herança medieval no Vieille Ville (cidade Velha), com suas ruas estreitas e sinuosas e seus telhados vermelhos. Nice é um centro de atividades. Alojamento, refeições, compras, cinemas, teatros, óperas, museus, tomar sol, nadar ou simplesmente passear ao longo da Promenade des Anglais e curtir a boa vida.

St. Paul Vence
Também conhecida como St. Paul-de-Vence, o que é útil, pois existem outros nove "St. Paul" s na França. St. Paul é uma aldeia medieval fortificada no cimo de um esporão estreito entre dois vales profundos. Sua localização oferece uma bela vista da cidade a partir da estrada La Colle a leste, ou a estrada de Cagnes a oeste.

Grasse
Grasse tem sido uma cidade turística por vários séculos, com o cheiro de flores e ar puro. É considerada a capital mundial dos perfumes. A altitude da cidade é de 300-400 m, e as colinas por trás de Grasse, dão a cidade um clima mais fresco do que uma praia durante o calor do verão. Princesa Paulina Bonaparte, irmã do Imperador, passou o Inverno de 1807-08 em Grasse, recuperando a sua força mental e física. Rainha Victoria esteve vários invernos em Grasse, permanecendo no Rothschild ou no Grand Hotel. Napoleão passou em Grasse no dia 2 de Março de 1815, mas não teve tempo para férias. A cidade Velha (Vieille Ville) é grande, antiga e extremamente interessante. Pequenas ruas com edifícios do século 17 e 18, passando por túneis de arco e às vezes, abrindo para grandes praças. A praça principal perto do topo da parte antiga da cidade é a Place aux Aires, bonita em três níveis com chafariz no centro e uma linha de arcadas do lado longo. Em algum lugar abaixo na antiga vila, uma rua estreita sai para a Place du Petit Puy com a Catedral de Notre Dame du Puy e o seu grande relógio de torre do século 18. Dentro da Catedral estão três pinturas de Rubens encomendadas em 1601 pelo arquiduque Alberto de Santa Croce di Gerusalemme, em Roma, e foi oferecida para Grasse, no século 19. Há também a pintura de Cristo lavando os pés dos apóstolos por Jean-Honoré Fragonard.

Aix-en-Provence
O centro de Aix é a Cidade Velha (Vieille Ville), rodeado por um círculo de avenidas e praças. O medieval Aix era protegido por um muro com 39 torres. O Cours Mirabeau é uma bela avenida com muitas árvores que dão sombra nos dias quentes de verão e palco de maravilhosos terraços, cafés e livrarias. Alguns dos cafés mais famosos são: Le Grillon, Les Deux Garçons, La Belle Epoque eo Le Café du Cours.

Roussillion
Roussillon é linda vista de fora, jogo de um fundo verde de florestas e pinheiros com o vermelho-ocre das colinas. Roussillon é ainda mais espetacular dentro da aldeia, com os prédios antigos coloridos e ruas medievais estreitas. O centro da vila é relativamente pequeno, então conseguimos descobrir seus encantos andando por suas ruas. Algumas atrações que merecem destaque são: o quadrado com o par de edifícios antigos, o relógio de século XIX e a torre sineira com seu campanário, sinos e relógios antigos.

Gordes
Gordes é uma cidade muito bonita e antiga, situada no extremo sul do Planalto de Vaucluse. Os edifícios são feitos de uma pedra bege laranja que brilha no sol da manhã, como o Castelo do século XII. A vista da aldeia para o sul é um panorama de campos, florestas e pequenas vilas provençais ao longo do Montagne du Luberon. Ao norte atrás da cidade, vemos pequenas estradas de rochas que cortam os vales e as florestas do Plateau de Vaucluse, somado ao pitoresco Abbaye de Sénanque, formam uma beleza bucólica emocionante.

Avignon
Uma vez em Avignon, você não vai querer sair, a cidade é muito interessante para deixá-lo ir. Avignon é antiga, cheia de história, vida, juventude, arte, música e atividade. Só para "ver" a cidade em si, você pode passear pelas ruas estreitas no interior das muralhas por vários dias e você não cansará, cada dia Avignon nos mostra uma novidade. Avignon é Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma grande área comercial, com ruas de pedestres e lojas de todos os tipos torna a cidade vibrante e uma das mais interessante da França.

Saint Remy de Provence
A aldeia de St. Rémy é bonita e pitoresca. A cidade antiga está rodeada pelas ruínas da muralha circular do século XIV, por edifícios e ruas históricas. Localizada numa planície no extremo norte do Alpilles, 20 km ao sul de Avignon, este é o lugar onde Van Gogh pintou Starry Night, Nostradamus nasceu e onde Dr. Albert Schweitzer foi preso.

Orange
Orange é uma cidade muito grande, com os atributos padrão de urbanização e habitação de alta densidade. As atrações principais de orange são: o Grande Arco Triunfal e o magnífico Teatro (Théâtre Antique). O centro dessa cidade é compacto, ruas e praças alinhado com pequenas lojas, restaurantes e esplanadas, e grandes plátanos sombrios. Um pequeno rio, o Meyne, atravessa parte da cidade, passando firmemente entre os edifícios e os jardins do quintal.

Châteauneuf-du-Pape
Châteauneuf-du-Pape é uma vila medieval ao lado de uma colina, protegida pelas ruínas de um antigo castelo altaneiro. Do monte castelo tem-se uma vista espetacular em todos os sentidos, principalmente das vinhas, é claro. As ruas da aldeia são estreitas, curvando em torno da encosta subindo e descendo entre as casas. Os prédios são antigos, mas tudo foi cuidadosamente restaurado. A tradução literal de Châteauneuf-du-Pape é “nova casa do Papa", os Papas de Avignon construíram um palácio de verão aqui para ficar longe da agitação dos Palais. Além das fundações, apenas duas torres continuam a ser do castelo, elas estão de frente para a aldeia, são altas e imponentes, e dão uma boa sensação de como era aqui há séculos atrás.

Pont Du Gard
Há 2000 anos atrás, mais de 1000 pessoas trabalharam durante 5 anos, construindo Pont du Gard. O objetivo foi levar água para a cidade de Nîmes através de um aqueduto de 50 km de comprimento. Pont du Gard, é uma ponte que faz parte de um aqueduto romano situado perto de Nimes. A ponte foi construída em três níveis e assegurava um transporte de água de Nimes até Uzès, por cima do Rio Gard. O nível inferior tem 6 arcos, o nível médio 11 e o nível superior 35.

Arles
Arles é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Situa-se em uma colina, onde o rio Rhône se divide em duas partes para o mar. O município é o maior da França, as ruas estreitas e sinuosas da cidade com edifícios antigossão, formam um caracter verdadeiramente medieval. Van Gogh viveu e pintou muitos de seus quatros em Arles.

Enfim, Provence é uma visão exuberante, que esconde sua complexidade em um véu de delícias simples: as cores vermelhas das montanhas Esterel, o gosto de tapenade, o cheiro do alecrim, uma cadência do sotaque provençal e acima de tudo, o Mistral , a brisa forte que nos lembra que o paraíso existe! Esta é a pitoresca Provence de Pagnol, e Raimu Fernande.

Mais informação sobre viagem a Provence: Nascente Turismo (clique pra ver)

Nenhum comentário:

Postar um comentário