sábado, 9 de janeiro de 2010

ROMA, MEU AMOR

Sinceramente não imaginava que iria gostar tanto de Roma. Os romanos são gente muito linda, interessantes e a comida é das melhores que ja comi. Foram dias inesquecíveis, deliciosos, o clima lindo, o céu azul e noites inimagináveis. Fomos a um bairro noturno, cheio de ruelas floridas, sinuosas e em cada canto um bar-restaurante aconchegante, com mesas nas calçadas, luz de velas, e aquelas pessoas agasalhadas, fumando (como fumam!) mulheres com pernas cruzadas, botas longas e casacos idem. Os homens são belos, mas elas tem a pele mais linda do mundo, sem uma marquinha sequer. São elegantes e magras. Os homens são mesmo atrevidos, gostam de pegar na gente - principalmente quando dizemos que somos brasileiras. Ficam indóceis!!!

O hotel era r ealmente chique, café da manhã bacana, mas o humor deles não é lá bacana não. Os prestadores de serviços são meio impacientes. Não gostam que a gente pegue no que está exposto. E não gostam nada quando a gente diz: - obrigada, não ficou bom... Ou ainda - Não é isso o que estou procurando. Obrigada!

Adorei o Vaticano, encontramos um guia espanhol, Vicente, que sabia tudo, tudo de Rafael e Miguelangelo. Contava detalhes de cada obra e quando chegamos na Capela Sistina tive a impressão de sempre tê-la conhecido. Foi muito bom. A gente vê pessoas do mundo inteiro, todos os idiomas e chega a ser emocionante. Nao assistimos a benção do Papa, mas mesmo assim sinto-me como se tivesse "ido a Roma e visto o Papa".

Enfim, aproveitamos tudo, comendo as delícias da cozinha romana, frutos do mar e tudo o mais. Não comi doce, apenas uma cerveja deliciosa chamada Azzurro (nome que não sei exatamente). Fomos ao Coliseu e não deu tempo de ir ao Fórum Romano. Visitamos muitas igrejas lindas e fomos na Fontana de Trevi (Roma de Felini) e Praça da Espanha - aquela da escadaria do filme "A princesa e o plebeu". Aqui tudo se remete a Audrey, uma paixão por aqui. Não vi nada com Sofia Loren, ou Claudia Cardilane, Gina Lolobrigda, mas Audrey e Marilyn sao as deusas - roupas, bolsas, logomarcas de lojas, enfim... Tudo em Roma é divino.

A comida aqui nao sai por menos de 30 euros por pessoa. Claro, sentamos sempre em bons restaurantes, bebendo vinho, água com gás e bons snaks de entrada. A batata frita daqui é dos deuses!!! Não sei o que tem a danada, mas é gostosa demais!

O carro que alugamos é chique de doer: Ford Mondeo prata, lindo, lindo e muito confortável. Quando chegamos a 180 km na autoestrada, nem dá pra perceber. Aliás, as estradas são como as peles das italianas, perfeitas.

...Agora estamos em Sorrento. Chove muito lá fora... Uma pena. Ontem, quando chegamos o dia estava lindo, esfriou muito, mas deu pra conhecer a Praça Tasso - em homenagem a um poeta local que escreveu dois poemas importantíssimos para a história da Itália. Aqui é meio como Búzios, comércio sofisticado e caro. Mas as pessoas já são mais divertidas e alegres. Educadérrimas! O nosso hotel é simplesmente o máximo, de frente para o mar, mas como eu disse - chove muito lá fora. Iremos amanhã para Capri, se o tempo permitir, pois o único transporte é o barco...

Depois iremos de carro passear pela costa amalfitana. Aí escreverei sobre este lugar, que tenho certeza, vai me surpreender muito também.

Aqui fala-se qualquer idioma. Eu, pra variar vou do francês: Merci, ao I'm sorry! Eles conversam comigo em inglês e, quer saber? Tem dado certo. Meu ouvido está adorando!!!


Malluh Praxedes
28 11 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário